A redução expressiva de oferta de profissionais do audiovisual em épocas de campanha política nas cidades brasileiras é sempre o desafio bárbaro. Nestas ocasiões a falta daqueles fornecedores sempre fiéis e dedicados é sentida por todos nós, gestores de produtoras. Por outro lado também concordamos que esta é a famosa época do povo “ganhar muito dinheiro”. Ganha-se dinheiro por uma boa causa? Não nos cabe esta resposta, mas fica claro que somos ocupantes e cidadãos de um país provido de alto volume de recursos, estes apenas mal distrubuídos.
Somos governados por um sistema político e democrático muitas vezes permissivo de desvios de conduta, trocas de favores, que aproveita-se da fragilidade do nosso sistema judicial, moroso.
Ganhar dinheiro em época de eleição acabou tornando-se, não por culpa minha nem sua, a oportunidade de “recauchutar” a conta bancária daqueles que trabalham. Vira oportunidade para quem acorda tão cedo e vai dormir tão tarde, sentir-se multiplamente recompensado, “sou honesto e vou ganhar dinheiro”.
Eu só pergunto, quem paga esta conta? Quem recebe de quem? Quem financia as campanhas políticas do seu país, e da sua cidade? Quem financia os partidos? Amém, nós todos.
Abraços e bom fim de semana.
Raquel Alvarez